

PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS (PCHS)
As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) são usinas hidrelétricas de tamanho e potência relativamente reduzidos, conforme classificação feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Esses empreendimentos têm, obrigatoriamente, entre 5 e 30 megawatts (MW) de potência e devem ter menos de 13 km² de área de reservatório. Elas são hoje responsáveis por cerca de 3,5% de toda a capacidade instalada do sistema interligado nacional.
Em termos de potência já instalada, as PCHs estão situadas em 3º lugar entre as fontes de energia do país com 4.126 MW gerados. À frente delas, estão as termelétricas em 2º lugar com 27,1% da capacidade brasileira (32.418 MW) e as Usinas Hidrelétricas (UHE) maiores que 30 MW, que lideram o ranking com 66,1 % (78.980 MW).
Considerando a quantidade, existem 436 PCHs operando no Brasil. Esse número coloca a fonte à frente das UHEs, que são 219 em todo o território nacional, e só perdendo na classificação para as termelétricas, que atingem o número de 2.974 unidades instaladas.

PCH TAMBORIL
Em breve uma Pequena Central Hidrelétrica PCH Tamboril vai gerar 16 megawatts de energia que será disponibilizada na subestação de Cristalina.
Até lá, alguns passos para assegurar a geração de energia limpa e renovável estão sendo dados pela São Bartolomeu Geradora de Energia Renovável (SBGER), responsável pela PCH Tamboril em Cristalina e Luziânia.
As obras estão em fase inicial e, por essa razão, o empreendedor vem informar sobre as principais atividades e ações a serem desenvolvidas com e para a comunidade atingida direta e indiretamente pelo empreendimento.
A SBGER vem informar que o empreendimento em instalação cumpre todas as normas ambientais no âmbito federal, estadual e municipal, bem como dispõe de mecanismos de interação com a comunidade visando cumprir os preceitos da legislação, às necessidades do empreendimento e à necessária interação com a sociedade.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM O EMPREENDEDOR
Reuniões técnicas informativas realizadas regularmente pela SGBER e informadas previamente a comunidade através de ofícios, correspondências, convites e publicadas na fanpage do empreendimento no Facebook: @PCHTamboril
Contatos com o empreendimento:
(61) 3612-5203
(41) 99267-1265
E-mail para contato:
sbge@sbge.com.br
Escritório do Empreendimento:
Rua Carajás, Qd. 60, Lt. 16B, nº 736
Setor Aeroporto - 73.850-000
Cristalina/GO
Visitas ao canteiro de obras com horário a ser agendado no escritório central e com grupo máximo de 15 pessoas. Visitas podem ser agendadas uma vez por mês.